A inadimplência pode afetar os empresários de várias maneiras, e é uma preocupação constante para muitos negócios. 

Ela afeta o fluxo de caixa da empresa e pode impedir o pagamento de fornecedores, funcionários e outras despesas essenciais. 

Isso pode levar a atrasos de pagamentos e, em casos mais graves, à falência. 

Quando os clientes não pagam suas contas, a empresa sofre prejuízos financeiros significativos, especialmente se a dívida se acumular ao longo do tempo. A empresa também acaba prejudicando a relação com seus fornecedores e também sua reputação. 

A inadimplência pode ser muito estressante e tira o sono dos empresários. Eles se preocupam em como pagarão suas contas e como manterão seu negócio funcionando, e isso pode afetar sua saúde mental e emocional. 

Recuperar as dívidas pode ser um processo longo e complicado, e dependendo como for feito, pode levar a mais estresse e despesas para os empresários. 

Como lidar com as promessas de pagamento não cumpridas?

Pode acontecer de um cliente “esquecer” de pagar uma conta ou acontecer algum problema pontual e ele atrasar o pagamento alguns dias. Isso é comum. 

Mas e quando há várias promessas de pagamento não cumpridas? Essa situação é desafiadora para os empresários. 

Tudo começa entrando em contato com o cliente para lembrá-lo do pagamento que ainda não foi feito. Geralmente é uma conversa amigável, em um tom profissional e educado, e uma gentil lembrança que pode ser o suficiente para resolver a situação. 

Se você não conseguir obter uma resposta do cliente depois de entrar em contato, envie um lembrete por escrito, como um e-mail ou carta, explicando a situação e pedindo o pagamento. 

Nessa fase, você pode considerar oferecer um plano de pagamento, já considerando que o cliente pode estar enfrentando dificuldades financeiras. 

Oferecendo uma opção de parcelamento, por exemplo, pode garantir que você receba o pagamento em parcelas, mas receba.

De qualquer forma, é importante que você analise a situação e aprenda com ela. Avalie se há mudanças que você pode fazer em sua política de cobrança para evitar que tudo isso aconteça novamente no futuro. 

Desde o começo procure agir com profissionalismo e aja de maneira adequada. 

Qual é o setor responsável pela cobrança de inadimplentes?

O setor responsável pela cobrança de inadimplentes em uma empresa pode variar dependendo do tipo de empresa e de sua estrutura organizacional. Em geral, é comum que essa função seja atribuída ao departamento financeiro ou ao setor de contas a receber da empresa.

Esses setores são responsáveis por monitorar as contas dos clientes e identificar aqueles clientes que estão com contas em atraso, enviar notificações de cobrança e negociar acordos de pagamento.

Em algumas empresas, pode haver um departamento específico de cobrança, com profissionais especializados nessa função. 

Em outros casos, essa tarefa pode ser realizada por uma equipe mais ampla de profissionais financeiros, incluindo contadores, analistas financeiros e assistentes administrativos.

Independentemente do setor responsável pela cobrança de inadimplentes, é fundamental que haja uma estratégia clara e eficaz para lidar com clientes inadimplentes e minimizar o impacto financeiro que a falta de pagamento pode ter sobre a empresa.

Um detalhe que você como empresário deve considerar é o custo de se ter um setor de cobrança interno na sua empresa. 

Esse custo pode variar com o tamanho da empresa, o volume de contas a receber, a complexidade dos processos de cobrança, o número de funcionários envolvidos e o nível de especialização necessária.

De qualquer forma, você terá gastos com salários e encargos sociais dos funcionários, treinamento e capacitação, tecnologia e infraestrutura e despesas operacionais. 

Algumas estimativas sugerem que o custo de ter um setor de cobrança interno pode ser equivalente a 1% a 2% do faturamento mensal da empresa. 

É nesse momento que é preciso avaliar cuidadosamente os custos e benefícios de manter um setor de cobrança interno versus terceirizar essas atividades para uma empresa especializada em cobrança. 

Prevenção e políticas de crédito podem fazer a diferença

Prevenção e políticas de crédito são medidas essenciais para reduzir o risco de inadimplência por parte dos clientes e garantir a saúde financeira de um negócio. 

Ao estabelecer diretrizes claras e processos para conceder crédito e gerenciar pagamentos, você pode minimizar problemas com clientes que não cumprem suas obrigações financeiras. 

Antes de estender o crédito a um cliente, defina critérios objetivos para avaliar sua capacidade de pagamento. Isso pode incluir verificar históricos de crédito, analisar demonstrativos financeiros e solicitar referências comerciais.

Sempre que possível, formalize suas relações comerciais com contratos escritos. Esses documentos devem detalhar os termos do acordo, como prazos de pagamento, taxas de juros e penalidades em caso de atraso nos pagamentos.

Defina limites de crédito com base na análise de crédito do cliente, levando em consideração fatores como histórico de pagamentos, estabilidade financeira e capacidade de pagamento. Reavalie esses limites regularmente e ajuste-os conforme necessário.

Especifique prazos de pagamento claros em seus contratos e faturas. Inclua informações sobre as consequências de atrasos no pagamento, como multas, juros e impacto nos limites de crédito.

Acompanhe regularmente os pagamentos dos clientes e identifique rapidamente quaisquer atrasos. Entre em contato com os clientes assim que perceber um atraso no pagamento e busque soluções para resolver o problema.

Incentive os clientes a pagar em dia, oferecendo descontos por pagamentos antecipados ou pontuais. Essa estratégia pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa e a reduzir a inadimplência.

Vantagens de contratar uma empresa de cobrança terceirizada

 

 

Não é só o custo que devemos levar em consideração, mas a experiência e expertise das empresas de cobrança terceirizadas é a maior vantagem da contratação. 

Essas empresas possuem profissionais com experiência em negociação e recuperação de ativos e são focados para lidar com clientes inadimplentes. 

O empresário não precisa se preocupar com treinamentos e tecnologia necessária para gerir um departamento de cobrança interno, pois as empresas de cobrança terceirizadas possuem tecnologias e metodologias avançadas para gestão de processos de cobrança, o que aumenta a efetividade na recuperação de crédito, evitando possíveis conflitos com os clientes inadimplentes ou desgaste da imagem. 

Eles podem usufruir de soluções personalizadas de acordo com as necessidades e particularidades de cada empresa contratante, e certamente conseguir resultados melhores. 

Por fim, podemos dizer que as empresas de cobrança, são especializadas em lidar com processos de cobrança e dominam as técnicas e metodologias avançadas para lidar com diferentes tipos de clientes inadimplentes. 

Isso possibilita uma gestão mais eficiente e assertiva, e também permite uma abordagem mais efetiva e adaptada para cada situação. 

Além disso, as empresas de cobrança terceirizadas têm acesso a várias ferramentas de pesquisas para localização de clientes, dados cadastrais, históricos de compras e pagamentos, entre outros. 

A abordagem é feita de forma neutra e profissional, evitando possíveis conflitos emocionais entre a empresa e o cliente inadimplente, visando o sucesso da operação e a recuperação do crédito. Inclusive a Flores Recuperação atua de forma ativa na recuperação dos ativos, onde o credor não tem nenhum gasto a princípio, pois a empresa recuperadora só recebe seus honorários no êxito da cobrança. Terceirize suas cobranças com a Flores Recuperação de Ativos. Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais sobre essa forma eficiente da Flores de recuperar seus ativos.